Realizado de 16 a 18 de Junho 2023
AULAS
Introdução à leitura e interpretação de textos dos místicos
Não há vivência sem interpretação. Não há escrita de uma vivência sem interpretação daqueloutra interpretação. E não há leitura dessa escrita sem interpretação. Os mecanismos interpretativos destas várias interpretações são diversos e complexos. Mesmo quando nos referimos apenas à interpretação de textos, as escolas explicativas multiplicam-se. Mais complexa é a interpretação de um texto místico, pois a vivência, a escrita e a leitura que lhe estão subjacentes são muito peculiares. Nesta sessão serão dadas pistas para sabermos como ler os textos dos místicos.
P. Salvador Ros, OCD
______________________
Liturgia e Mística
Embora não se possa reduzir nem a vida cristã, nem a espiritualidade cristã, nem a mística cristã à liturgia, não há dúvida alguma de que o cristão é um ser litúrgico. Assim, todas aquelas realidades escoram-se na vivência litúrgica comunitária que, quando verdadeiramente vivida, alimenta, objetiva e plenifica a vida mística cristã. Nesta aula mostrar-se-ão as pontes relacionais entre a liturgia e a mística.
D. Bernardino Costa, OSB
___________________________
Eucaristia e Mística
O que acontece ao crente na Eucaristia, ao nível de uma possível transformação espiritual? De que modo e em que sentido é que isso se assemelha, num grau maior ou menor, com a vivência mística mediada ou imediata? Nesta sessão, concretizar-se-á ao nível da experienciação eucarística o que foi visto na aula anterior.
D. Bernardino Costa, OSB
___________________________
Poesia e Mística
A relação entre a mística e a poesia é uma constante nos relatos históricos da vida mística que são valorizados pela compreensão cristã. Não é necessário ser poeta, nem relatar a sua vida mística de modo poético para ser um místico. De igual modo, ser um poeta não equivale a ser um místico. No entanto, há algo na vida dos poetas e na sua poesia que se aproxima do que os cristãos estimam ser a vida mística e os textos dela decorrentes. Esta aula procurará tratar desta realidade.
P. Salvador Ros, OCD
______________________
Música e Mística
Pela sua natureza, suscitadora como poucas outras realidades de estados de interioridade transformadores, sustentadores, inspiradores e descentradores, a música poderá suscitar vivências próximas das místicas (que é do foro da intimidade). Porquê? O que revela essa realidade, quer acerca da música, quer acerca da mística? É o que se pretende abordar nesta sessão.
P. João Rego, OCD
____________________
Mística e ação I: contemplativo na ação
Se Jesus é o modelo da vida mística cristã, nunca nenhum místico, inclusive os que tiveram experiências em ambiente de vida contemplativa, dissociou a mística da ação. Porque na essência da vida mística cristã está um amor que é uma realidade sempre operativa. Ao longo da história da mística cristã foi-se desenvolvendo uma melhor compreensão da relação, em âmbito místico, entre a contemplação e a ação. Nesta aula tratar-se-á do que, sobretudo a partir da espiritualidade inaciana, se passou a descrever como “contemplativo na ação”.
Estela Cameirão, CVX
________________________
Mística e ação II: ativo na contemplação
Na sequência do descrito para a aula anterior, nesta sessão falar-se-á do que, desde as primeiras teorizações da vida espiritual monástica, se denominou de vida “ativa na contemplação”.
Ir. Ana Sofia da Cruz, carmelita descalça
_________________________
HORÁRIO
SEXTA-FEIRA | 16 de junho
19h00 – Acolhimento
20h00 – Jantar
21h15 – Apresentação do 2º Módulo
SÁBADO | 17 de junho
8h00 – Eucaristia (Carmelo de S. José)
8h45 – Pequeno-almoço
9h30 – Oração da manhã
10h00 – Aula 1: Introdução à leitura e interpretação dos textos dos místicos
10h45 – Intervalo
11h00 – Aula 2: Liturgia e Mística
11h45 – Intervalo
12h00 – Aula 3: Eucaristia e Mística
12h45 – Intervalo
13h00 – Almoço
14h00 – Tempo livre
15h00 – Aula 4: Poesia e Mística
15h45 – Intervalo
16h00 – Aula 5: Música e Mística
16h45 – Lanche
17h15 – Workshop: Leitura de textos místicos
18h15 – Tempo livre
19h00 – Oração da tarde
20h00 – Jantar
21h15 – Cine-fórum / Tempo livre
DOMINGO | 18 de junho
8h30 – Pequeno-almoço
9h00 – Oração da manhã
9h30 – Aula 6: Mística e ação I – contemplativo na ação
10h15 – Intervalo
10h30 – Aula 7: Mística e ação II – ativo da contemplação
11h15 – Intervalo
12h00 – Eucaristia (Carmelo de S. José)
13h00 – Almoço